O deputado federal Thiago de Joaldo levou à Capitania dos Portos de Sergipe, em Aracaju, nesta segunda-feira, 19, uma proposta para a criação da “CNH Social Náutica”, uma habilitação voltada para condutores de pequenas embarcações.
A ideia é que Sergipe seja o primeiro estado do Brasil a implantar um programa com esse foco, garantindo acesso à regularização, capacitação e oportunidade de renda para pescadores, ribeirinhos, trabalhadores do turismo e demais profissionais que utilizam embarcações como ferramenta de sustento.
“Estamos buscando caminhos para facilitar o acesso dessas pessoas à habilitação náutica. É geração de emprego, mais dignidade e valorização de quem vive da água, mas muitas vezes é invisibilizado”, destacou o parlamentar.
O projeto está em fase de construção técnica e articulação institucional com apoio da Marinha do Brasil e de outros órgãos públicos. O objetivo é integrar a iniciativa a programas sociais e de capacitação profissional.
“Assim como defendemos a CNH Social na terra, agora damos um passo importante também no mar. Sergipe tem tudo pra ser pioneiro nesse avanço”, completou Thiago de Joaldo.
Fonte: FanF1