Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (02), o julgamento do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, no processo que envolve o caso das supostas irregularidades no Matadouro de Itabaiana. Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal de Justiça decidiram pela condenação de Valmir no processo. Com a decisão, o ex-prefeito de Itabaiana fica inelegível por 04 anos.
Na semana passada, a defesa de Valmir de Francisquinho tinha apresentado um Acordo de Não Persecução Cível ao Ministério Público de Sergipe para pôr fim ao processo cível, mas o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) decidiu, na manhã desta segunda-feira (02), não homologar o acordo e deu seguimento ao julgamento.
Ainda, Valmir ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão. Até que os recursos sejam julgados, no entanto, a inelegibilidade permanece em vigor. A decisão do Tribunal de Justiça não altera resultado das eleições deste ano, logo Valmir de Francisquinho será diplomado e empossado prefeito de Itabaiana em 2025.
Por Uilliam Pinheiro