O vereador Pastor Diego (PP) apresentou uma Emenda à Lei Orgânica que tem potencial para promover avanços significativos no que se refere à mobilidade na Zona de Expansão de Aracaju. A medida visa conceder, permitir ou autorizar serviços de transporte complementar urbano. Essa alteração abre caminho para que o sistema se torne mais eficiente, melhore a dinâmica e o fluxo local.
O parlamentar frisa que a emenda representa o marco inicial de uma questão maior que merece ser tratada com mais responsabilidade: o transporte clandestino. “Essa emenda é o primeiro passo para tirar os condutores da clandestinidade. A regulamentação de como vai funcionar, o itinerário, quantidade de carros e afins, será debatido em outra ocasião. Junto com a Prefeitura de Aracaju, órgãos de trânsito e representantes da sociedade civil. O que pretendemos no momento é ter uma previsão legal que dê segurança a estes trabalhadores”, explicou.
A Emenda à Lei Orgânica apresentada pelo vereador é um primeiro passo significativo em direção à solução desse problema. A inclusão do transporte complementar pode proporcionar uma alternativa viável ao transporte público convencional, aliviando a pressão sobre as vias e contribuindo para um fluxo mais eficiente. A mobilidade urbana é uma questão crítica em qualquer cidade, e a Zona de Expansão de Aracaju não é exceção.
Votação
A emenda foi votada nesta quarta-feira, 18, em caráter de urgência e foi aprovada com 20 votos favoráveis. Voltará a ser discutida com mais profundidade na quinta-feira, 19. A previsão é de que os vereadores avaliem a viabilidade, o impacto e os benefícios que podem resultar na região para que votem o mérito da propositura até se chegar ao desfecho da situação.
Por Lucivânia Pereira
Foto: China Tom