A deputada federal Yandra Moura (União-SE) lança uma campanha contra o assédio durante as festas do Carnaval 2023. A campanha foi abraçada em Sergipe pela Coordenação de Mulheres do Tribunal de Justiça, por intermédio da Juíza Jumara Pinheiro.
A deputada explica que há uma preocupação com os altos índices relacionados ao assédio durante o período das festas. “Uma pesquisa divulgada em 2020 – último ano em que teve Carnaval – aponta que 48% das mulheres que já participaram de celebrações de carnaval, como bloquinhos de rua, disseram já ter sofrido assédio. Quase a metade delas, isso é preocupante”.
“É importante explicar a diferença entre a paquera e o assédio. A paquera é natural e acontece com o consentimento de ambas as partes. Mas, se uma das partes disser não, tem que ser respeitada. Não é não”, esclarece a deputada.
A ideia da campanha é reforçar a mensagem e aumentar a proteção das mulheres durante as festas. “Durante o período do Carnaval, em festas e bloquinhos de rua, estaremos panfletando, distribuindo símbolos como o cartão vermelho, leques, colocando adesivos nas mulheres, mensagens em carro de som, enfim. Será feita uma ampla divulgação com o intuito de conscientizar as pessoas e reduzir estes índices alarmantes”, conclui Yandra Moura.
Por Assessoria Parlamentar