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Entre ônibus quebrados e que causam perigo aos passageiros, SMTT prioriza colocação de catraca dupla

Artigo escrito pelo jornalista e vereador por Aracaju, Ricardo Marques

Por Ricardo Marques [*]

Mais uma ação por parte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju sem planejamento e, o pior, sem transparência alguma. Em citação de uma das reportagens é falada que: “A SMTT da Barra dos Coqueiros solicitou à SMTT de Aracaju a implantação das catracas elevadas para a melhoria da operação dos ônibus, e depois de analisarmos o pleito mostramos um protótipo com as devidas dimensões aos representantes da SMTT Barra, que foi aprovado.  O objetivo é melhorar a operação dos coletivos na região, oferecer mais segurança a quem utiliza adequadamente os ônibus, e também evitar ameaças que estavam sendo dirigidas aos profissionais que trabalham nessas linhas de ônibus. O Sindicato dos Rodoviários, inclusive, protocolou ofício relatando as ameaças que motoristas vêm sofrendo por quem pratica as evasões” (grifo nosso).

Se for a favor da operação e melhoria do transporte, sem dúvida alguma terá minha defesa. No entanto, existem diversas arestas que não foram sequer explicadas, as quais faço questão de elencar abaixo:

-Onde está essa solicitação da Barra de Coqueiros para a SMTT de Aracaju?

-Há comprovação dessa evasão de passageiros?

-Se há comprovação, qual o valor estimado?

-Foram realizados testes com os diversos passageiros e aprovados? Como, por exemplo, a pessoa autista, gestante, sobrepreso

-Houve apresentação de tal medida ao Ministério Público Estadual na promotoria da Defesa do Consumidor para compreender se existe mesmo essa necessidade?

Esses são apenas alguns questionamentos. Precisamos alertar que houve alteração na característica do veículo de fábrica se foram realizadas mudanças na parte interior dos ônibus como diz a citação. 

Outro grande questionamento que fica em aberto é: Não deveria ser função do Estado a Segurança Pública? Porque justificar um absurdo como esse para a proteção do motorista não é o suficiente, já que ele fica isolado na parte diante do veículo. 

Bem, todos esses questionamentos ficam em aberto. Embora todos eles são voltados para a coletividade e não para melhorar a renda da empresa. 

Sabe uma solução interessante para a população entre as duas cidades: Cartão Único com tarifa diferenciada. E essa é apenas uma das minhas ideias de solução. 

Concluo utilizando as mesmas palavras citadas pela SMTT na reportagem: se o objetivo é melhorar a operação, então deve-se voltar os olhos para os cumprimentos de horários, redução de tarifa, ônibus novos e licitação. Já passou a época em que não existia fiscalização para ações como essa, assim como os usuários do transporte precisavam engolir de “goela abaixo” decisões com poucos fundamentos.

[*] Jornalista e vereador por Aracaju

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