O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo pretende implementar um programa para renovar a frota de veículos no país, substituindo os mais velhos e poluentes para gerar mais sustentabilidade. A declaração foi feita após uma reunião de Haddad com o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira (3).
Segundo Haddad, será utilizado um fundo já existente, que é abastecido por petroleiras para custear a substituição dos veículos, com um recurso já separado para esta finalidade. O ministro pretende montar uma equipe para estudar a proposta e dar uma resposta ao vice-presidente sobre a viabilidade.
“Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa o fundo das petroleiras e dedicar esse fundo a transição ecológica por meio da renovação de frota de carros muito velhos que precisam ser retirados de circulação”, afirmou Haddad.
No ano passado o governo Bolsonaro publicou uma Medida Provisória (MP) para a criação de um programa para a renovação da frota de veículos antigos usados no sistema de mobilidade e logística do país.
O programa, batizado de Renovar, foi voltado para veículos de transporte rodoviário de mercadorias, ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários. Os objetivos dessa MP foi justamente a retirada de circulação da frota no fim da vida útil, com o desmonte ou destruição desse equipamento e redução dos custos de logística.
Fonte e foto: CNN Brasil